A Coligação PSD/CDS-PP/PPM venceu, este domingo as Eleições Legislativas Regionais, mas ficou a três deputados da maioria absoluta.
A Coligação obteve, no todo regional, 42,08% dos votos e elegeu 26 deputados no Parlamento Regional, enquanto o PS conquistou 23 deputados, tendo alcançado 35,91% dos votos.
Em terceiro lugar ficou o Chega, com 9,19% elegendo cinco deputados.
O BE foi a quarta força política mais votada e elegeu um deputado, com 2,54% dos votos. Em quinto a IL também elegeu um deputado, com 2,2%, e o PAN, com 1,7% dos votos, também acabou por eleger um deputado.
As restantes forças politicas não conseguiram eleger deputados, numa eleição onde a abstenção rondou os 49,7%.
José Manuel Bolieiro agradeceu a confiança que os açorianos depositaram na Coligação PSD/CDS-PP/PPM, que lhe permitirá governar nos próximos quatro anos “numa missão de bem servir o povo, a democracia e a pluralidade parlamentar”.
No Pico, a Coligação PSD/CDS-PP/PPM também foi a força mais votada, com 47,5% dos votos seguindo-se o PS com 37,7%, Chega 4,4%, BE 1,9% e IL 1,7%. As restantes forças politicas tiveram resultados abaixo desta última percentagem.
Foram eleitos para a Assembleia Legislativa Regional, pela Coligação PSD/CDS-PP/PPM, José António Soares e Duarte Freitas e pelo PS, Mário Tomé e Marta Matos.