A iniciativa “Rota Açores – 9 ilhas, um arquipélago gastronómico”, promovida pela Associação para a Valorização Económica dos Açores (AVEA), decorre até 3 de março, com a participação de 23 restaurantes do arquipélago, que irão “apresentar criações originais, que elevam a excelência dos produtos açorianos”.
De acordo com o presidente da Associação, a iniciativa “pretende valorizar a essência da gastronomia açoriana, que nasce da diferença e da complementaridade das suas nove ilhas”.
Nos menus e pratos especiais da rota, “os restaurantes podem incluir ingredientes tão típicos como o ananás de São Miguel, os queijos de São Jorge e da Graciosa, ou o mel das Flores e da Terceira.
Dos 23 restaurantes que participam na iniciativa, 12 são de São Miguel, quatro da Terceira, dois do Pico, dois do Faial, dois das Flores e um de Santa Maria.
Trata-se de uma iniciativa que acontece no âmbito do projeto Saborea, co-financiado pelo programa Interreg Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2014-2020, que envolve diversos parceiros dos Açores, Madeira, Canárias, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia.
Cozinha açoriana/RP