Sofia Ribeiro, Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, garantiu na Assembleia Regional, que o Governo dos Açores vai “continuar a exercer uma política de proximidade” e de “estímulo da cidadania ativa”.
A titular da pasta da Educação pretende dar continuidade a programas iniciados no mandato anterior, e criar projetos como a “Oficina do Código”, cursos “especializados de cariz prático”, aumentar “a oferta em ensino artístico especializado”, bem como “criar o curso secundário de viola da terra”.
É também intenção alcançar a gratuitidade de todos os manuais escolares dos alunos da escola pública, através da manutenção da gratuitidade no 1.º ciclo, com livros físicos e em papel, mas também através da conclusão da desmaterialização dos manuais até ao 12.º ano de escolaridade”.
Para o setor da Cultura, a governante pretende valorizar o património cultural imaterial, nomeadamente através dos projetos e candidaturas em curso, como os «Saberes e Práticas de Tocar a Viola da Terra», «As Cantigas ao Desafio» e os «Romeiros e Romarias»”.
No setor do Desporto, Sofia Ribeiro informou querer investir “nos agentes desportivos, na literacia motora desde a infância, na promoção da ética e da formação, bem como na promoção da atividade física intergeracional e comunitária”.
Sofia Ribeiro referiu ainda que pretende criar o estatuto do “Treinador Formado nos Açores”, implementar “uma estrutura de apoio ao alto rendimento”, e criar “um programa de apoio a projetos inclusivos”
GACS/RP