Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, anunciou na Assembleia Regional, a continuidade da “Tarifa Açores”, que será complementada com o “Passe Açores 9 Ilhas”, um título de transporte intermodal aéreo e marítimo, de "promoção da mobilidade dos residentes pelas nove ilhas do arquipélago na época baixa”.
Berta Cabral adiantou, ainda, que o modelo atual das Obrigações de Serviço Público (OSP) interilhas vai ser “revisitado”, para garantir a racionalidade da sua exploração e, sobretudo, melhores condições para a mobilidade de todos os açorianos.
Outro dos objetivos do Governo dos Açores passa pela “criação de um POSEI Transportes junto da Comissão Europeia, para minimizar os efeitos da ultraperiferia e da insularidade”.
No topo das prioridades de Berta Cabral está a “construção do Porto das Lajes das Flores”, sem descurar, contudo, outras obras portuárias” e a continuação do projeto de ampliação do aeroporto da Horta, bem como o processo de ampliação do aeroporto do Pico, “obras fundamentais para o desenvolvimento futuro da conetividade da Região”.
GACS/RP