O grupo parlamentar do PS questionou esta semana o Governo Regional para saber quando entrará em funcionamento o entreposto frigorífico da Madalena, uma obra que deveria ter sido terminada e posta em funcionamento, até ao final de 2022.
Mário Tomé recordou que foi o presidente do Governo Regional que afirmou, em 2022, que o entreposto estaria a operar na sua plenitude até final daquele ano. Depois, o Secretário Regional do Mar e Pescas, em julho de 2023, disse que a obra teria de estar concluída até setembro, de forma a poder funcionar em pleno na safra seguinte.
O deputado picoense acrescenta que chegámos a março de 2024 e nada disto aconteceu e pede esclarecimentos ao Governo Regional para saber “quais os motivos para o atraso verificado - já superior a 6 meses".
Outra questão lançada pelos socialistas refere-se “à capacidade de armazenamento e congelação de pescado que o entreposto frigorífico da Madalena disponibilizará na fase inicial de abertura” e “qual a capacidade disponível de armazenamento de cada entreposto frigorífico da região”.
Mário Tomé defende que o entreposto frigorífico da Madalena tem de estar em funcionamento em plena safra do atum, para assegurar condições para a congelação e armazenamento de pescado, de forma a tranquilizar toda a fileira da pesca - os armadores, pescadores, compradores e a indústria conserveira.
O Partido Socialista exige do governo de coligação maior transparência, para que todos saibam com o que contam.
PS/RP