O Grupo Parlamentar do PS no Parlamento dos Açores questionou, na passada semana, o Governo Regional para saber quais as diligências que este tem feito para, através da empresa pública Atlânticoline, negociar com o Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pescas, no sentido de chegar a acordo e acabar com a greve na Atlânticoline, que está a afetar o transporte marítimo na Região há mais de duas semanas.
Isabel Teixeira, deputada socialista, eleita pela ilha de São Jorge, alerta para a “urgência de resolver esta situação”, uma vez que o período de Verão está a se aproximar e a greve “teve início a sete de março, por tempo indeterminado”.
Refira-se que esta greve foi iniciada pelos maquinistas, aos quais se juntaram recentemente os marinheiros, o que agrava e dificulta a resolução do conflito laboral.
Isabel Teixeira quer também saber se, na impossibilidade de chegar a acordo para acabar com a greve, o Governo Regional “pondera reforçar o número de voos operados pela SATA Air Açores” e, se sim, “quais os itinerários e frequências previstos?”.
A deputada realçou que os horários apresentados pela Atlânticoline até 31 de maio “não respondem às necessidades da larga maioria dos seus destinatários".
A deputada do PS reconhece o direito dos trabalhadores à greve, mas estranha que “passados vinte dias de greve, o Governo Regional ainda não se tenha pronunciado publicamente sobre o assunto”.
PS/RP