Os conselheiros da Ilha do Pico deram, na sexta-feira, parecer favorável à anteproposta de Plano e Orçamento da Região para 2024, no que à ilha Montanha diz respeito, mas deixam algumas recomendações.
Recorde-se que a anteproposta do Plano do Governo dos Açores para o Pico ronda os 70 milhões de euros, um aumento de cerca de quatro milhões, comparado com o anterior que acabou chumbado pelo Parlamento Açoriano.
Nos investimentos mais relevantes para a Ilha está a proteção da orla costeira e o ordenamento da baía do Cais do Pico, com cerca de 30 milhões de euros, a variante à vila da Madalena com 4,3 milhões, a ampliação da Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Madalena com 1,4 milhões de euros, a segurança e operacionalidade do Aeroporto com 485 mil euros, a construção do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia da Madalena com 400 mil euros e a requalificação do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) no Centro de Saúde da Madalena com 150 mil euros.
O Pico é a quarta ilha com maior verba inscrita no Plano e Orçamento, depois de São Miguel com 330 milhões, Terceira com 158 milhões e Faial com 79 milhões.
RP