Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica realizam a sua visita de estudo anual à ilha do Pico, de 15 a 20 de maio.
O programa inclui a realização de trilhos em diversas zonas da ilha e visitas interpretativas a vários pontos de interesse cultural e turístico da mesma, para dar a conhecer a ilha ao grupo de participantes, mas também a avaliação local de algumas questões ambientais mais oportunas.
No primeiro dia será efetuado o trilho Santana-Lajido, no concelho de São Roque do Pico, com visita ao Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha e à Casa dos Vulcões, além da zona do Cachorro.
O dia seguinte será preenchido com o sul da ilha, realizando o percurso dos Mistérios do sul do Pico e visitando o Centro de Artes e Ciências do Mar e o Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.
O concelho da Madalena será o destino do terceiro dia da visita, onde será feito o trilho das Vinhas da Criação Velha, visita ao Museu do Vinho e à Gruta das Torres.
O sábado será dedicado à Montanha do Pico, enquanto, no domingo, o grupo vai percorrer o trilho do Caminho dos Burros, passando pelo Parque Florestal da Prainha e respetivo Mistério da Prainha.
O último dia na ilha do Pico será preenchido com o percurso entre a Lagoa do Capitão e o Cais do Pico.
As visitas de estudo anuais promovidas por esta associação, tem sempre por base a educação ambiental e a conservação e valorização do património natural dos Açores.
Amigos dos Açores/RP