A Câmara Municipal das Lajes do Pico promove, de 30 de maio a 1 de junho, a 3ª Edição do Festival de Danças do Mundo.
Durante três dias, o público poderá frequentar diversas oficinas de dança, participar num trilho e dançar em bailes folk.
Estes eventos são gratuitos e destinados a todas as pessoas que pretendam participar, sem limite de idade.
Segundo a Autarquia, para além de divulgar diversas danças e músicas do mundo, pretende-se transmitir a ideia de que as danças tradicionais podem ser abordadas no contexto de danças sociais, com a introdução do Balfolk na Ilha.
A edição deste ano inclui algumas inovações. Uma delas, a inclusão de um baile concebido de raiz por um grupo local, criado especialmente para este festival. Outra inovação é a realização de um baile folk improvisado, como resultado da partilha de uma compilação de repertório folk entre músicos convidados e músicos locais, que se chamará Baile Folk Jam.
Nesta edição, as crianças do ensino pré-escolar das três escolas concelhias também receberão uma oficina de danças tradicionais.
Estão ainda previstas “jam sessions” e oficinas de música para promover o intercâmbio entre os músicos, da ilha e do continente, permitindo a troca de conhecimentos entre ambos.
MLP/RP