A Escola Cardeal Costa Nunes e a Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico marcaram presença, nos dias 24 e 25 de maio, na segunda edição do concurso CanSat Junior Açores.
A edição deste ano contou com a participação de 13 equipas de sete ilhas do arquipélago, reunindo cerca de uma centena de alunos e professores neste evento dedicado à Ciência.
A Escola Cardeal Costa Nunes, representada pela equipa Astro(wo)men, constituída pelos alunos Carlota Teixeira, Maria Medeiros, Paulo Medeiros e Sara Oliveira, acompanhados pela professora Marta Oliveira, regressaram a casa com o 1.º lugar, tendo sido apurados para o CanSat júnior Portugal, que decorrerá em Bragança nos dias 21 e 22 de junho de 2024.
O CanSat Junior Açores enquadra-se no eixo prioritário "Divulgação, Educação e Cultura Científica para o Espaço", da Estratégia dos Açores para o Espaço, como área de intervenção para a criação de gerações atentas ao setor das STEM (ciências, tecnologias, engenharias e matemática), direta ou indiretamente ligados ao setor espacial, contribuindo para dar resposta às exigências em termos de qualificação que o setor exige, e para o crescimento do ecossistema espacial dos Açores.
O Cansat Junior Açores é organizado pelo Governo dos Açores em parceria com a delegação portuguesa do European Space Education Resource Office (ESERO Portugal), a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, contando com o apoio de diversas entidades locais, nacionais e internacionais.
ECCN/GACS/RP