Estão abertas as candidaturas ao programa municipal “BackHome – De Volta ao Faial”, destinado a incentivar os jovens faialenses a regressar à ilha do Faial para exercerem a sua atividade profissional após terminarem os seus estudos superiores.
O “BackHome – De Volta ao Faial” consiste na devolução do valor anual que os estudantes pagam atualmente de propina no ensino superior público, nomeadamente 697 euros, por cada ano de trabalho declarado na ilha após a conclusão dos seus estudos, apoio que se prolonga pelo período correspondente ao número de anos do curso.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, “esta é uma medida estrutural para a captação e fixação de jovens no Faial, inserida na visão de futuro que o executivo tem para a ilha e região”.
Carlos Ferreira destaca ainda que este programa trata também de valorizar o esforço da qualificação académica, assim como de promover a dinamização e potenciação do mercado de trabalho, a criação de riqueza e o crescimento demográfico do concelho”, e defende este programa como inovador para trazer para o Faial jovens qualificados.
CMH/RP