Estão abertas as candidaturas ao programa Estagiar L, T e +, que decorrem em simultâneo para os jovens e para as entidades promotoras até ao dia 31 de março de 2025.
As candidaturas devem ser submetidas no site da internet empregojovem.azores.gov.pt, informa o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
Os estágios iniciam-se entre 1 de setembro e 30 de abril nas entidades de natureza privada, no caso do ESTAGIAR L e T, às quais, no caso do ESTAGIAR +, são a Administração Pública.
Os estágios têm a duração de 12 meses, incluindo um mês de descanso, podendo ser prorrogados por mais três meses quando realizados nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial e por mais seis meses nas ilhas de Santa Maria, São Jorge, Pico, Graciosa , Flores e Corvo.
Podem candidatar-se ao Estagiar Jovens recém-diplomados no Ensino Superior, sendo atribuída uma bolsa mensal no valor da remuneração mínima mensal garantida na Região, majorada em 25%.
O Estagiar T destina-se a jovens recém-diplomados em cursos de qualificação profissional, nível IV ou V do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), sendo atribuída uma bolsa mensal no valor dos salários mínimos mensais garantidos na Região, majorada em 5%.
Ao Estagiar + podem candidatar-se jovens com qualificação igual ou inferior ao nível III do QNQ, inscritos no Centro de Qualificação e Emprego há mais de três meses, quando estão à procura do primeiro emprego, ou jovens desempregados há mais de seis meses, quando à procura de novo emprego, aos quais é atribuída uma bolsa no valor de remunerações mínimas mensais garantidas na Região.
Os estagiários do programa ESTAGIAR estão abrangidos pelo Regime de Segurança Social dos trabalhadores por conta de outrem, iniciando, assim, a sua carreira contributiva para efeitos de proteção social.
O programa ESTAGIAR tem por objetivo possibilitar aos jovens um estágio profissional em contexto real de trabalho, que promova a sua inserção na vida ativa, facilite o recrutamento e a integração de quadros nas empresas e apoie a fixação de jovens nas ilhas de menor dimensão.
GACS/RP