O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, congratulou-se, na passada semana, com a publicação, em Diário da República, do despacho que cria o Grupo de Projeto Anel Interilhas e que terá a missão de estudar e analisar a solução técnica e financeira mais adequada para a substituição dos cabos submarinos interilhas.
A criação deste grupo de trabalho surge na sequência do alerta do Vice-Presidente feito à delegação da ANACOM nos Açores, onde sublinhou a urgência em ter um novo cabo submarino interilhas em funcionamento.
Recorde-se que, em maio deste ano, Artur Lima, já tinha dirigido uma carta ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, a solicitar a criação deste grupo, tendo realçado na ocasião que “este é um assunto prioritário para o Governo dos Açores em matéria de comunicações e muito relevante para catapultar o desenvolvimento regional para novos patamares”.
Em relação ao despacho agora publicado, o Vice-Presidente do Governo manifestou muita satisfação e enalteceu a decisão do Governo da República por considerá-la fundamental para a coesão social e desenvolvimento económico na Região.
“Os atuais cabos submarinos já ultrapassaram o seu período de vida. É essencial manter a conectividade digital entre ilhas e das ilhas com o continente e, assim, garantir a continuidade do fluxo de dados, informação, acesso à internet e comunicações, pelo que a substituição destes cabos é urgente”, afirmou.
Ainda segundo o governante, o Governo dos Açores ficou igualmente satisfeito com o prazo previsto para as instruções dos trabalhos deste Grupo de Projeto até 31 de outubro de 2024, “o que garante que este processo está a ser tratado com o cuidado e com a celeridade que merece”, acrescentou.
Conforme consta no despacho, o Governo Regional dos Açores indicará um representante para o Grupo de Projeto, que será presidido pela Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM).
GACS/RP