Foi no dia 20 de agosto, nas Lajes do Pico, que ocorreu o lançamento do livro “Os Açores no Coração”, pelo Professor Doutor Onésimo Teotónio de Almeida, em homenagem ao seu autor, o Professor Doutor José Enes, no centenário do seu nascimento.
José Enes Pereira Cardoso, natural das Lajes do Pico, primeiro reitor da Universidade dos Açores, é considerado um grande pensador açoriano e um dos mais importantes filósofos portugueses do século XX.
Teodoro de Matos, professor e responsável pela biografia de Enes, afirma que o trabalho do autor é “toda uma obra filosófica e literária que orgulha as ilhas onde nasceu, que tanto amou e por quem tanto laborou”.
Sidónio Bettencourt, jornalista açoriano, mostrou a sua apreciação por José Enes, declarando que, curiosamente, quanto mais de perto o conheceu, mais admirou “a montanha que ele era”.
Afirma também que todo o processo por trás do lançamento ocorreu em conjunto com a viúva do escritor, Fernanda Enes. “Os Açores no Coração” é uma coletânea da pesquisa que José Enes fez junto dos escritores açorianos da época, que segundo ele, eram as pessoas com maior capacidade de intervenção e de “agitar as águas dos Açores”.
É de constatar que a obra escrita de Enes é atravessada por três explícitas paixões: a Poesia, os Açores e a Filosofia.
RP