A deputada do PSD/Açores Ana Jorge destacou, na sexta-feira, “a normalidade” com que se vai iniciar o novo ano letivo no Pico, uma realidade “que se deve ao trabalho conjunto das escolas da ilha e da tutela”, disse.
A social-democrata falava após reunir com os respetivos conselhos executivos, onde teve contacto com os diferentes cenários de início do ano escolar 2024/2025, “que acontece entre os dias 9 e 11 de setembro, e no dia 23, no caso da Escola Profissional do Pico”.
“Nas três Escolas Básicas e Secundárias o ano letivo promete iniciar-se com tranquilidade para os mais de 1900 alunos matriculados”, assegura a deputada, frisando que “a colocação de docentes está praticamente efetivada em todas as escolas, e as necessidades ainda não satisfeitas estão já a ser formalmente resolvidas”.
A parlamentar frisou que “os responsáveis pelas escolas aguardam a constituição de Bolsas de Ilha de assistentes operacionais, que consideram ser uma forma ágil de responder às necessidades atuais, pelo que todos querem uma célere efetivação da medida, mesmo se de momento recorrem a outros mecanismos disponíveis, como o Programa Estagiar +”.
As Escolas da ilha do Pico apresentam ofertas formativas diversificadas, incluindo o Programa Específico de Escolarização e Formação, o Ensino Artístico nas EBS das Lajes do Pico e de São Roque do Pico e o Ensino Especializado em Desporto na EBS de São Roque do Pico e os diversos Cursos no Ensino Secundário.
Na ronda de visitas foi também incluída a Escola Profissional do Pico, que tem 103 formandos matriculados, distribuídos por sete cursos. A deputada do PSD/Açores elogiou “a forma resiliente e obstinada como tem trabalhado a Escola Profissional do Pico, que há muito marca o contexto formativo da ilha e do Triângulo e mesmo além-fronteiras”.
PSD/RP