Os agricultores do Pico vão manifestar-se, a partir do dia 4 de outubro, junto à Feira Agrícola agendada para o Parque Matos Souto, na freguesia da Piedade, para reclamar condições mais dignas e adequadas para a prática da agricultura.
Com esta ação pacífica promovida por um movimento cívico, os profissionais da terra pretendem chamar a atenção das autoridades, da comunidade picarota e dos Açores para as necessidades urgentes dos agricultores açorianos, assumindo que é “evidente” o abandono político do setor agrícola.
Joel Silva, primeiro subscritor do manifesto, falou à Rádio Pico sobre os objetivos desta manifestação.
Apesar de coincidir com os dias da realização da Feira Agrícola da Ilha do Pico, o porta-voz esclarece que os agricultores não estão contra a realização da feira, mas reconhecem que esta é uma oportunidade de mostrar a mais pessoas as condições em que trabalham e chegar aos responsáveis do setor.
Joel Silva garante ainda que esta manifestação irá manter-se enquanto os agricultores, do Pico ou de outras ilhas, continuarem a se queixar das condições em que se encontram, já que não se consegue viver apenas da agricultura na Região, uma imagem diferente da que se passa diariamente, além fronteiras.