Esta semana, a presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, e o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA), realizaram uma reunião para abordar questões críticas que afetam os agricultores do concelho.
O encontro focou em dois problemas principais: a falta de água para a lavoura e o mau estado dos caminhos agrícolas no concelho.
Durante a reunião, Ana Brum destacou a urgência de resolver a escassez de água, que tem prejudicado a produtividade das lavouras e causado preocupações significativas entre os produtores locais. Da sua parte salientou que a Câmara das Lajes do Pico, tudo tem feito, para minimizar o problema.
A autarca acrescentou que já realizou várias propostas ao Governo Regional no sentido de sensibilizar para a urgência do projeto de impermeabilização da Lagoa do Paul, projeto esse vital, para a disponibilização futura de água à população e à agricultura.
Por sua vez, Pedro Ribeiro reconheceu a gravidade da situação e expressou o compromisso do IROA na concretização do projeto e da candidatura a fundos comunitários da lagoa do Paul no próximo biénio, reconhecendo ser este um investimento estruturante na resolução do problema.
Além da questão da água, a reunião também abordou o estado dos caminhos agrícolas, muitos dos quais estão tão deteriorados que dificultam o transporte de produtos e o acesso às propriedades rurais.
A expectativa da presidente da câmara é que, com ações concretas e recursos adequados, seja possível melhorar significativamente as condições para a agricultura nas Lajes do Pico.
CMLP/RP