O Governo dos Açores congratula-se pelos resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que demonstram um crescimento sustentável no setor do turismo nos Açores.
Durante o mês de agosto de 2024, a Região Autónoma dos Açores registou um aumento de 7,5% no número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico, contrastando com a descida de 2% na estadia média verificada a nível nacional.
Entre janeiro e agosto de 2024, os Açores consolidaram um aumento de 8,5% no total de dormidas, com um crescimento de 12,8% no número de turistas não residentes e um aumento de 1,4% nas dormidas de residentes.
Para José Manuel Bolieiro, estes resultados evidenciam o compromisso contínuo do Governo dos Açores em promover a Região como um destino turístico de excelência, capaz de atrair tanto visitantes internacionais como nacionais, assim como dinamizar o turismo interno.
O presidente do Governo estava satisfeito por mais este marco, destacando que os Açores foram a segunda região do país com maior crescimento no número de dormidas, logo após a península de Setúbal, que registou um aumento de 8,1%.
Relativamente à estadia média nos estabelecimentos de alojamento turístico, os Açores ocuparam a terceira posição a nível nacional durante o mês de agosto, com uma média de 3,17 noites, superando a média nacional de 2,8 noites.
Gacs/RP