Entre os dias 10 e 17 de outubro, o jornalista e escritor luso-brasileiro, Ígor Lopes, vai estar presente no arquipélago para apresentar a sua mais recente obra, “Somos Açores - Um Arquipélago Vivo pelas Ações das Casas dos Açores no Brasil".
Escrito no formato livro-reportagem, o livro oferece uma visão única sobre como as ilhas dos Açores são retratadas e mantidas vivas além-mar, com especial destaque para o papel das Casas dos Açores em vários Estados do Brasil, como no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, no Maranhão, na Bahia, em São Paulo, em Espírito Santo e em Santa Catarina.
Ao longo de 122 páginas estão entrevistas aos presidentes das Casas dos Açores no Brasil, num período entre 2022 e 2023, com o intuito de revelar os contornos que levaram à criação dessas entidades açorianas no maior país da América do Sul.
É também examinado o importante trabalho dessas instituições que, há décadas, preservam e promovem a cultura açoriana no Brasil, fortalecendo laços históricos e culturais entre o arquipélago e a nação irmã de Portugal.
Este projeto literário foi apoiado pelo Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, e editado pela Amazon.
Na ilha do Pico, a sessão está agendada para dia 14 de outubro, na Biblioteca Municipal da Madalena, pelas 18h horas.