O Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou novas medidas nas áreas da Habitação e Educação, com o objetivo de fixar pessoas, nomeadamente os jovens.
Bolieiro garante que vai agir para que cresça a oferta de habitação social e de habitação acessível à classe média, que, fruto das condições do mercado imobiliário, da subida das taxas de juro e do baixo nível remuneratório, tem muitas dificuldades em encontrar habitação.
José Manuel Bolieiro reiterou também a sua prioridade na Educação, destacando os sucessos alcançados com a redução da taxa de abandono precoce e da média dos exames superiores à média nacional em 10 disciplinas.
De forma a acautelar a “aposentação massiva de docentes”, o líder dos social-democratas açorianos anunciou a revisão do modelo de concursos docentes.
Na área da Saúde, José Manuel Bolieiro, destacou a resposta do Governo da República ao incêndio de 4 de maio no Hospital Divino Espírito Santo (HDES), ao assegurar uma comparticipação de 85% nas despesas de recuperação e adiantando 20 milhões de euros.
Mas, para o presidente, o trabalho a desenvolver no setor da Saúde nos Açores vai mais além, apontando o objetivo de cumprir 100% de cobertura de médicos de família” em todas as ilhas, e anunciou também “um ambicioso programa de recuperação de listas de espera cirúrgicas, consultas e exames de diagnóstico”, a implementar já em 2025.
Além disso, apontou que estão em curso os processos relativos à construção dos novos Centros de Saúde das Lajes do Pico e da Ribeira Grande, bem como dos Postos de Saúde da Maia e do Livramento, na ilha de São Miguel.