A Secretária da Saúde e Segurança Social participou no IV Encontro Regional de Boas Práticas – A Importância da Igualdade de Género nas Políticas Locais, organizado pela Câmara Municipal da Horta.
Durante o evento, Mónica Seidi destacou o trabalho do Governo Regional dos Açores naquele que é “o primeiro Plano Regional para a Igualdade e Não Discriminação nos Açores, uma estratégia do executivo de coligação pensada a médio-prazo, que se iniciou em 2023 e irá prosseguir até 2026”.
A governante esclareceu que este Plano resulta do empenho e compromisso do Governo Regional em reconhecer “a necessidade de prosseguir cinco eixos estratégicos que estão em alinhamento com os objetivos da Agenda 2030 e com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação - Portugal + igual”.
Os eixos passam pela promoção da igualdade entre mulheres e homens, pelo combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, pela prevenção e luta contra a violência de cariz discriminatório bem como os discursos e crimes de ódio que, para serem combatidos, têm de ser primeiramente reconhecidos.
A governante anunciou ainda que a Campanha Regional para a Igualdade de Género está em fase de elaboração, e deverá ser apresentada no primeiro trimestre de 2025.
Gacs/RP