Desde a entrada em vigor do Inverno IATA (27 outubro) que tem sido muito difícil ou mesmo impossível chegar ou sair da ilha do Pico, por via aérea, nos voos diretos de/para Ponta Delgada.
A informação consta de um comunicado do Grupo Aeroporto do Pico, que informa que até final de outubro (Verão IATA), o Pico dispunha de 16 voos semanais com Ponta Delgada, mas com a entrada do Inverno IATA a rota está neste momento reduzida a apenas 7 voos semanais, o que se têm revelado insuficientes.
Segundo a mesma fonte, nem mesmo a utilização de alternativas com escala na ilha Terceira ameniza a situação, uma vez que os percursos P.Delgada/Terceira e Terceira/P.Delgada, que dão ligação aos voos do Terceira/Pico e Pico/Terceira, estão também cheios.
Pela 3.ª semana consecutiva desde a entrada em vigor do Inverno IATA, dezenas de passageiros e visitantes estão a desistir de viajar até à ilha do Pico devido à falta de voos, o que afeta o turismo e desenvolvimento económico da ilha.
Ao Grupo Aeroporto do Pico (GAPix) chegam também relatos de dezenas de pessoas com consultas médicas em São Miguel, nas próximas semanas, que só conseguem marcar viagem via Faial, com todos os custos acrescidos que esta alternativa acarreta.
O Grupo Aeroporto do Pico anunciou ainda que vai solicitar uma audiência ao Director Regional da Mobilidade, Dr. Francisco Bettencourt, e à Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Dra. Berta Cabral, para que se possam encontrar soluções para estes frequentes constrangimentos.
GAPix/RP