A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Madalena comemorou ontem 20 anos com uma sessão solene nos Paços do Concelho da Madalena.
Marlene Lacerda, presidente da instituição, disse que o trabalho da CPCJ é de muita responsabilidade e de entrega total em termos pessoais e emocionais.
Apesar das dificuldades garantiu que não se pode virar a cara a situações de segurança das crianças e comprometeu-se a continuar a trabalhar para promover os direitos das crianças e jovens.
A presidente acrescentou que são 20 anos de trabalho e desafios a esta causa e agradeceu a todos os que tem contribuído para esta missão.
Por outro lado, Catarina Manito, presidente da Câmara Municipal da Madalena, reconhece que as CPCJ são um dos pilares mais importantes do sistema de proteção em Portugal e afirmou que são duas décadas de exemplo de dedicação, resiliência e compromisso que mudaram vidas.
A sessão contou ainda com uma palestra sobre a importância de brincar e as novas tecnologias, proferida por Rute Agulhas, com o objetivo de refletir sobre o impacto do brincar nas relações familiares e no bem-estar das crianças e a influência das novas tecnologias nas brincadeiras dos mais jovens.
Recorde-se que as CPCJ são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação e/ou desenvolvimento integral.
Atualmente, a CPCJ da Madalena acompanha cerca de 30 menores em situação de risco.
RP