O Presidente da Câmara Municipal da Horta avançou, na última reunião da Assembleia Municipal, que a Autarquia lançou um novo concurso para a 1ª unidade da empreitada de execução das obras de requalificação e valorização do percurso natural das Bicas, na freguesia dos Flamengos.
O concurso agora lançado tem o valor base de € 62.452,09 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
Este novo procedimento foi determinado pelo Presidente da Câmara, por não terem sido apresentadas propostas das oito empresas convidadas no primeiro concurso lançado para a referida empreitada a 25 de outubro de 2024, com o preço base de €52.925,50 euros, acrescido de IVA.
“Dado o aumento dos custos das matérias-primas, a escassez de mão-de-obra, as últimas revisões de preços inerentes a obras públicas e a dificuldade em encontrar empresas que apresentem propostas neste âmbito, o Município da Horta reforçou em 18% o valor base para este procedimento”, avançou Carlos Ferreira.
O Presidente da Câmara Municipal da Horta lembrou que esta primeira unidade dá primazia à melhoria das acessibilidades e da segurança na circulação pelo interior do espaço a intervencionar, bem como ao longo do próprio acesso, reforçando também a iluminação pública.
“A requalificação da zona das Bicas é um desafio de valorização da história, da cultura e da própria identidade dos Flamengos e da ilha, sendo fundamental começar pelo acesso pedonal à unidade das Bicas a partir da Rua do Capitão, onde será executado o patamar superior e inferior”, sublinhou o edil faialense.
A empreitada de execução desta unidade das obras de requalificação e valorização do percurso natural das Bicas tem um prazo de execução da obra estabelecido em 90 dias.
Tal como o primeiro concurso, este segundo procedimento foi efetuado por ajuste direto através de convite a várias empresas, que poderão apresentar as suas propostas através da plataforma eletrónica de contratação acinGov.
CMH/R