O Orçamento do Município de Velas para 2025 apresenta um valor de 12,8 milhões de euros.
Para o Presidente do Município, apesar de ser o seu último orçamento e ano de mandato, este é um orçamento realista, sendo igualmente rigoroso, permitindo a prossecução de uma estratégia de contenção, que possibilita o equilíbrio orçamental, mas também a realização das obras e a atribuição de inúmeros apoios a nível social e recreativo.
Segundo Luís Silveira, estes documentos demonstram a capacidade da Autarquia em continuar a desenvolver a terra de forma sustentada, equilibrada e com elevados rácios positivos.
O Orçamento prevê a realização de inúmeras obras, sobretudo, da realização de candidaturas ao novo Quadro Comunitário Açores2030 e ao PRR no caso do 1º Direito (habitação), que visa uma série de investimentos nos mais diversos setores e áreas.
Para além do investimento previsto, o Orçamento mantém o IMI nos mínimos, bonifica as famílias com filhos, aumenta o apoio social e apoia à natalidade.
Para Luís Silveira, este é um Orçamento que continua a criar mais e melhores condições de vida à População, estimula a Economia local e colabora com as Instituições, acreditando que, todos juntos, constroem um Concelho cada vez melhor e onde se gosta de estar e viver.