

O Presidente do Governo dos Açores reuniu-se em Bruxelas, com o Comissário Europeu das Pescas e Oceanos para abordar diversos assuntos relacionados com o setor das pescas nos Açores.
O líder do executivo açoriano defendeu o restabelecimento do POSEI-Pescas, por forma a reduzir a burocracia e os atrasos na atribuição dos apoios aos pescadores.
José Manuel Bolieiro admite que o POSEI-Pescas deve voltar ao seu enquadramento original, garantindo uma resposta célere e adequada às especificidades das regiões ultraperiféricas, como os Açores.
O apoio à renovação da frota açoriana foi outro tema abordado pelo presidente do governo, que defende que este financiamento deve ser assumido exclusivamente pela União Europeia, e não pelo Estado-Membro, evitando a concorrência desleal entre regiões com diferentes capacidades financeiras. O executivo mostrou-se empenhado numa reestruturação do setor que permita uma frota mais segura e moderna e uma atividade económica mais sustentável, competitiva e resiliente.
GRA/RP