

Ana Brum, presidente da autarquia das Lajes do Pico faz um balanço muito positivo da participação do concelho na Bolsa de Turismo de Lisboa.
A autarca participou num cortejo representativo das festividades do Divino Espírito Santo das três ilhas do Triângulo, onde foram apresentadas as diferentes práticas associadas ao culto, destacando-se a Rainha e os açafates com pão e bolos de véspera.
Ao longo do certame o município promoveu igualmente as singularidades da região, os costumes e tradições que vão desde o património até à riqueza gastronómica e artesanal passando pela degustação de produtos, como os vinhos, os licores, o queijo entre outros.
Para incentivar a visita ao concelho, foram sorteados vouchers oferecidos por empresas do setor turístico, proporcionando aos vencedores a oportunidade de explorar o território através de estadias em unidades de turismo rural e experiências gastronómicas inesquecíveis.
O município integra também a candidatura dos Açores a Cidade Europeia do Vinho 2026, uma distinção que permite valorizar a cultura vitivinícola da região e reforçar o reconhecimento internacional da produção de vinho.
Foi igualmente apresentada a Bio-Região do Triângulo, um projeto inovador que fará de São Jorge, Pico e Faial a primeira Bio-Região dos Açores.
Ana Brum destaca a importância desta iniciativa para o futuro da região, sublinhando o compromisso das ilhas do Triângulo com a sustentabilidade e o desenvolvimento local, enquanto promove o turismo de base sustentável.