

O Santuário do Bom Jesus foi palco este ano das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
O tema de 2025 é salvaguarda do património sob ameaça de catástrofes e conflitos, bem como nos seus objetivos futuros em matéria de prevenção, atenuação, preparação, resposta a emergências e recuperação que podemos adoptar para a salvaguardar o património em tempos de crise.
Assim o Santuário do Senhor Bom Jesus, convidou os alunos da Escola de São Mateus para uma conversa no Santuário, em torno do sismo de 1998 que danificou património religioso, igrejas e ermidas.
Foram oradores José António Goulart e Jesuína Goulart, que abordaram os procedimentos naquele momento de incertezas. Que pessoas estiveram envolvidas. Que alterações foram feitas com o encerramento do espaço de culto. Como é que se viviam as celebrações fora do Santuário. Que dinâmicas foram criadas, entre outros.
Também o padre Marco Martinho, reitor do santuário, apontou algumas curiosidades e medidas que foram aplicadas, a nível construtivo e estrutural, para respostas futuras.
Recorde-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é assinalado a 18 de abril e foi aprovado pela UNESCO em 1983.
RP