

O MOVA - Movimento Cívico pela Cultura dos Açores apresentou ao Governo Regional e outras instituições da região um conjunto de recomendações para a criação de uma política integrada para o livro e a leitura nos Açores.
A medida central da proposta é a implementação de - pelo menos - uma biblioteca itinerante em cada ilha, articulada com as bibliotecas já existentes no terreno, sejam elas municipais ou regionais.
A proposta inclui uma série de ações focadas em quatro eixos principais: criação, edição, distribuição e promoção da leitura.
Para tal, o movimento sugere a implementação de Residências do Livro, a reativação do Prémio Literário Daniel de Sá e a criação de ficção em parceria com a RTP Açores.
Quanto à distribuição, o MOVA propõe a criação de uma rede regional de distribuição de livros, que beneficie tanto as editoras quanto os leitores.
Na promoção da leitura, além da implementação das bibliotecas itinerantes, o movimento defende reativação do Plano Regional de Leitura, com estratégias específicas para combater o analfabetismo e promover a leitura em todas as ilhas.
Recorde-se que o MOVA é uma associação cívica dedicada à valorização, defesa e desenvolvimento dos setores culturais e criativos nos Açores. Com atuação em todas as ilhas, a associação promove a colaboração entre agentes culturais, instituições e comunidades, trabalhando para afirmar a cultura como eixo central da vida coletiva no arquipélago.
MOVA/RP