Aumenta de 9 para 12,5 milhões...
Paulo Estêvão, na tribuna, deixou fortes críticas à governação socialista sobretudo nos resultados obtidos pelos alunos bem como no processo de avaliação dos docentes e apresentou algumas propostas. De entre elas, anunciou a intenção de apresentar uma iniciativa parlamentar que visa a criação do ensino bilingue.
Apresentou também uma serie de iniciativas que acha urgente implementar.
A terminar Paulo Estêvão disse esperar que o Governo Regional ainda consiga encontrar, a energia e ambição suficiente, para mudar e restituir a esperança aos alunos, pais e professores açorianos.
Intervindo, Lina Mendes, secretaria da Educação e Formação, anunciou algumas das medidas que estão em curso bem como outros projectos a serem implementados brevemente na região. Uma das novidades é a entrega, já no próximo ano lectivo, de manuais escolares gratuitos aos alunos do primeiro ciclo do ensino. Outros projectos são a distribuição de fruta aos alunos da região e assegurar que todos os estabelecimentos de ensino da região tenham um quadro inter-activo móvel, videoprojector e computador bem como formação aos professores.
Anunciou por fim, que vão avançar ainda este ano com a plataforma informática intitulada recursos interactivos para a educação nos Açores. Esta plataforma será para turmas com resultados menos bons no 1 e 2 ciclos. A plataforma envolve 1700 alunos de ambos os ciclos e serão abrangidas cerca de 40 turmas de cada ciclo.
Falando sobre os manuais, o PSD/Açores considerou que o Governo Regional “enganou” a juventude e as famílias açorianas ao não promover a atribuição gratuita de manuais escolares, prometida em 2007 pelo presidente do governo.
Cláudio Almeida salientou que os preços dos livros escolares continuam “caríssimos” para as famílias açorianas, lamentando as “constantes promessas” do Governo Regional socialista naquela matéria.
Ainda no debate em torno da educação, Aníbal Pires, do PCP, referiu que “tudo começou com a desvalorização da função profissional dos professores e hoje em dia estão a pagar caro por aquilo que anteriormente foi feito”. Afirmou mesmo que “vai ser necessário um grande investimento para a retoma da credibilidade dos professores”.
Com melhores olhos, Andreia Cardoso, da bancada do PS, trouxe alguns dados das taxas de transição que segundo a deputada tem vindo a ser melhoradas.
A carregar comentários...