Freguesia da Prainha com novos...
Segundo o secretário, que falava ontem em São Roque do Pico num debate promovido pelo Conselho de Ilha, não há recursos humanos disponíveis para que a maternidade avance na ilha do Pico.
Para além da maternidade, os pontos que os conselheiros consideram mais sensíveis são o transporte de utentes para o Faial que classificam como "terceiro-mundista"; o sistema de evacuação de pacientes que é um dos mais baixos da região; a centralidade dos serviços de urgência e a deslocação de especialistas à ilha do Pico.
Luís Cabral considera que com os novos barcos o transporte de utentes para o Faial irá melhorar consideravelmente, uma vez que os novos barcos vão ter uma pequena enfermaria, e vão também permitir que a ambulância entre no barco e possa sair no Faial sem que haja necessidade de mobilização do doente. Em relação à evacuação de utentes o secretário garante que é preciso avaliar se o Hospital da Horta é mesmo o destino final do doente e quanto à centralidade dos serviços de urgência o secretário considera que se traduz em melhores resultados clínicos. O secretário comprometeu-se também a desenvolver diligências junto do Hospital da Horta para que passe a deslocar especialistas com maior regularidade à ilha do Pico.
Emanuel Pereira/Rádio Pico
A carregar comentários...