Freguesia da Prainha com novos...
Parte das vinhas da ilha do Pico, a zona central de Angra do Heroísmo, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o centro histórico do Porto, estão entre dezenas de sítios classificados como Património Mundial pela UNESCO que podem ficar debaixo de água devido ao aumento da temperatura da Terra.
A notícia é avançada pela edição do Jornal Público desta quinta-feira que cita um estudo científico realizado por dois investigadores, um da Universidade de Innsbruck, na Áustria e outro da Universidade de Potsdam, na Alemanha. Mas não é para já. Nem para o fim do século. Será nos próximos dois mil anos.
O estudo baseia-se em modelos sobre a expansão térmica do oceano e o derretimento do gelo dos glaciares, da Antártida e da Gronelândia. Tudo somado, por cada grau adicionado à temperatura do planeta, o mar ficará em média 2,3 metros mais elevado ao fim de dois milénios, em comparação com agora.
Nos Açores, as vinhas do Pico vão ficar com 1,3 graus a mais e o centro de Angra do Heroísmo já está comprometido com os atuais 0,8 graus Celsius a mais do que na era pré-industrial.
Público/RP
A carregar comentários...