Confraria dos Gordos celebrou ...
A recuperação desta emblemática lancha foi adjudicada à empresa Mário Duarte Melo Neves, Unipessoal, Lda., uma empresa de Santo Amaro do Pico e está orçada em setenta mil euros.
Está prevista a execução de trabalhos de recuperação para fins museológicos e expositivos da lancha de passageiros “Espalamaca”, matrícula H-177-TL e será colocada no exterior do novo terminal de passageiros da Madalena do Pico que será inaugurada na visita estatutária do Governo Regional à ilha montanha já na próxima semana.
Preservar a memória de uma lancha que marcou a história do canal é o objetivo desta iniciativa. A embarcação tem cerca de 17 metros de comprimento por 4 de largura tinha capacidade para transportar entre 75 a 100 passageiros, consoante o estado do tempo, e a tripulação era sempre constituída por quatro homens.
A lancha "Espalamaca" assumiu o canal Pico/Faial a partir da década de 50 do século XX, permanecendo ainda na memória de muitos, os serviços que foram prestados na mobilidade de pessoas e carga entre essas duas ilhas até à última década do século passado.Esta lancha foi retirada do serviço na década de 90, e varada no Porto da Madalena do Pico.
A carregar comentários...