Madalena adere à Semana dos Residuos...
Filipe Porteiro falava à margem de uma ação de limpeza costeira que assinalou no Faial o início da campanha 'Açores Entre Mares 2015', que decorre em todas as ilhas do arquipélago com várias atividades.
O diretor regional considerou que esta ação de limpeza, que envolveu cerca de três dezenas de pessoas, teve um “balanço positivo”.
A operação de limpeza contou com a participação dos alunos da Escola Profissional da Horta.
Para além desta ação de limpeza, os Vigilantes da Natureza das ilhas do Faial e Pico receberam formação para poderem implementar o programa de monitorização das campanhas públicas de limpeza de lixo marinho.
O programa de monitorização de lixo marinho vai permitir, segundo o Diretor Regional, obter “informação útil” para responder às exigências da Diretiva Quadro Estratégia Marinha, “que pretende alcançar um bom estado ambiental das águas marinhas europeias até 2020”.
Filipe Porteiro explicou que “o objetivo é que o lixo marinho em 2020 não afete negativamente os habitats e os ecossistemas marinhos”, salientando que o Governo Regional está empenhado em mitigar o problema do lixo marinho nos Açores.
Gacs/RP
A carregar comentários...