Empresas do setor público dos ...
Perante a Comissão Parlamentar de Inquérito ao Transporte Marítimo de Passageiros dos Açores, em Ponta Delgada, Fernando Nascimento declarou que, “com base nas peritagens e pareceres”, foram aplicadas “medidas preventivas” e explicou que o levantamento das condições de cada cabeço decorreu já nas ilhas do Triângulo e vai avançar brevemente na Graciosa e na Terceira, seguindo-se São Miguel e Santa Maria.
Numa sessão em que os jornalistas apenas puderam assistir à exposição inicial do responsável e a uma primeira ronda de perguntas dos partidos, Fernando Nascimento referiu que foi constituída uma equipa para fazer o levantamento de todos os equipamentos nos portos açorianos e acompanhar a manutenção, já que até agora só eram realizadas “inspeções visuais” por chefes dos portos e pelo departamento da manutenção da empresa.
Além disso, e segundo a Agência Lusa, “não há regulamentação nacional ou internacional” relativa à manutenção de cabeços, pelo que a região está a adaptar uma norma da Marinha norte-americana.
Após a caracterização dos cabeços, a Portos dos Açores vai avançar com testes de carga. Em função dos resultados, podem ser trocados alguns deles e vão ser colocadas defensas para maior proteção dos navios.
Para a segunda quinzena de setembro está prevista uma inspeção de rotina no porto de São Roque do Pico, depois de a direção regional dos Transportes ter adjudicado um “estudo para um novo sistema de amarração dos navios”.
Lusa/RP
A carregar comentários...