Confraria dos Gordos celebrou ...
O encerramento do seminário aconteceu na Escola Cardeal Costa Nunes e Paulino Costa, diretor do Parque Natural do Pico, disse que foi uma honra receber os convidados com experiências de gestão nas suas áreas.
Como conclusões o diretor informou que foi feito trabalho de campo onde visitaram vários pontos do património da humanidade no Pico e reuniram para definir um conjunto de trabalhos a implementar no futuro.
Por outro lado o secretário regional da Agricultura e Ambiente recordou que são 14 as regiões vinícolas classificadas como património mundial da humanidade, distribuídas por 6 países.
Luís Neto de Viveiros informou ainda que em 2004 a paisagem da vinha do Pico apresentava grandes indícios de abandono e com esta candidatura foram criados sistemas de incentivos que permitiram recuperar a área.
Até 2014 foram aprovadas 123 candidaturas de reabilitação, em cerca de 120 hectares e investidos cerca de 2.4 milhões de euros, suportados pelo orçamento regional.
Este ano o secretário garantiu que houve um reforço de 800 mil euros para o apoio na reabilitação da vinha no Pico e informou que com os processos que estão em curso a ilha fica com uma área de produção de cerca de 400 hectares a médio prazo.
Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...