Confraria dos Gordos celebrou ...
No dia 1 de abril, as três comissões reuniram-se para a abertura oficial do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que se realizou na Casa da Montanha, local onde está exposto durante este mês um laço azul.
A campanha do Laço Azul nasceu em 1989, quando Bonnie, uma avó atenta e preocupada amarrou à antena do seu carro uma fita azul, alertando a comunidade para a trágica história de maus-tratos aos seus netos, um dos quais mortalmente espancado pela mãe e pelo namorado.
Quando questionada do porquê do azul, a avó respondeu que, embora o azul fosse uma cor bonita, não queria esquecer os corpos batidos dos seus netos, simbolizando, assim, a cor das lesões.
A campanha, que começou como uma homenagem desta avó, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram vítimas de maus-tratos, como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e negligência.
Sob o lema “só o coração pode bater”, serão promovidas diversas iniciativas conjuntas, tendo em vista a consciencialização da comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, para o exercício de uma parentalidade positiva e para a promoção dos seus direitos.
As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens da Ilha do Pico agradecem a todas as entidades envolvidas no projecto e acreditam que todos juntos podemos fazer a diferença.
Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...