Confraria dos Gordos celebrou ...
O alerta foi deixado por Fortunato Garcia, vitivinicultor picoense, que falava sábado no programa Em Foco da Rádio Pico sobre a produção e a comercialização do célebre vinho Czar.
Fortunato alertou que estas estações meteorológicas estão a ser usadas pelo mundo da vitivinicultura noutros países e permite alertar para os fungos e diminuir o consumo de produtos químicos a eles associados.
O vitivinicultor defende também que apesar de terem sidos dados passos importantes é fundamental colocar em prática a rota do vinho.
Fortunato falando da história do vinho do Pico, informou que o Czar é produzido com vinhas velhas localizadas na Paisagem Protegida da Vinha do Pico e recordou que para atingir o valor alcoólico acima de 18 graus é necessário fazer a colheita das castas maduras, o que leva á redução da quantidade do sumo da uva, mas melhora em muito a qualidade.
O vitivinicultor deu como exemplo os 35 alqueires de vinha que tem, que davam para produzir cerca de 15 mil garrafas de vinho normal. Optando pelo licoroso com aquela quantidade de uva só produz cerca de três mil garrafas, mas fica satisfeito por marcar a diferença no mercado sendo o único produtor no mundo a ser premiado por fazer um vinho com 20 graus sem qualquer adição de produtos.
Esta distinção leva á elevada procura dos amantes do vinho que esgotam o stock, todos os anos, e cada vez mais levam o nome do pico além-fronteiras.
Emanuel Pereira/RP
A carregar comentários...