Madalena adere à Semana dos Residuos...
O coloquio decorreu na Câmara Municipal da Madalena e integrou-se nas comemorações dos 45 anos da classificação da Caldeira do Faial e da Montanha do Pico.
Segundo o executivo estas duas Reservas Naturais são as mais antigas de Portugal e são locais únicos no mundo, onde a biodiversidade e a geodiversidade vivem em harmonia com o Homem.
Hernâni Jorge, diretor regional do Ambiente, recordou que na região existem 123 áreas protegidas o que representa um quarto da região.
Paulino Costa, diretor do Parque Natural do Pico, informou que no Pico existem 22 áreas protegidas o que representa a 35% da área terrestre e que é fundamental a sua conservação e a educação ambiental.
Gonçalo Rosa, editor da revista National Geografic, defende que as áreas protegidas não têm que gerar receita porque não é essa a vocação fundamental. No entanto admite que tem que haver maior divulgação porque nos dias de hoje essa área é vista como um atrito e só é falada quando é arruinada.
Maria Tiago, docente da Universidade dos Açores, e com vários trabalhos na área do turismo, informou que os turistas que procuram a região têm a natureza por referência e essa informação é disponibilizada na maioria através de pesquisas na internet.
A carregar comentários...