Confraria dos Gordos celebrou ...
O projeto ECO-TUR conta com a participação de 17 municípios dos Açores, Madeira, Canárias, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia.
No final do seminário que decorreu sexta-feira nas Lajes e sábado na Madalena, foi feito um balanço positivo dos encontros onde os municípios do Pico puderam apresentar conteúdos importantes da ilha bem como desenvolver projetos no âmbito daquele projeto.
Assim vai ser criado um comité de Ação Local, participado por pessoas e instituições ligadas à temática do turismo, que possam contribuir para a definição das rotas temáticas por cada município.
Nas Lajes estão a trabalhar na Rota da Cultura Baleeira e na Madalena na Rota das Vinhas e do Vinho passando pelos maroiços existentes nas proximidades da Paisagem Património da Humanidade.
Roberto Silva, presidente da autarquia das Lajes do Pico, destacou também alguns constrangimentos como são o número de ligações semanais com o exterior, a falta de alojamentos turísticos, uma melhor cobertura de internet pela ilha e a falta de leite e queijo fresco para oferecer a quem nos visita.
Por falar em queijo o autarca defende que o Queijo do Pico tem que ser certificado, uma vez que é um produto DOP.
Osvaldo Garcia, presidente do município de Teguise, nas Canárias e chefe de fila do projeto, sai dos Açores encantado pelo património cultural e paisagístico do Pico e pelo percurso que tem sido feito no âmbito do ecoturismo.
A carregar comentários...