António Ventura garante que alimentação...
André Bradford justifica a nova regulamentação para os campos de férias como “uma aposta forte do Governo dos Açores face ao vazio legislativo que existe nesta área”, acrescentando que “é preciso garantir com um quadro regulamentador claro os requisitos para dar continuidade à qualidade de funcionamento dos campos de férias nos Açores”.
O responsável pela tutela da política de juventude na região declarou, ainda, que “é importante continuar a investir na formação dos monitores e formadores que trabalham com os jovens nos campos de férias”, para além de, com a nova regulamentação, segundo André Bradford, ser necessário “criar um processo relativamente simplificado para que as entidades que pretendam organizar campos de férias possam aderir aos apoios existentes e, deste modo, de uma maneira fácil, gerir todo o processo burocrático inerente”.
De acordo com o governante, o sistema de apoios financeiros para os campos de férias, segundo os objectivos na nova legislação, vai ser revisto e adaptado: “a portaria que enquadra estes apoios é de 2002 e já está desactualizada, face à nova realidade da oferta que se regista para os campos de férias e aos tipos de actividades que são desenvolvidas”, disse André Bradford.
No final da visita ao espaço de juventude dos Arrifes, o Secretário Regional da Presidência salientou a “qualidade e o mérito” do trabalho que está a ser desenvolvido neste campo de férias, que já vai no terceiro ano de actividade e que envolve cerca de duas dezenas de jovens.
André Bradford destacou a importância dos campos de férias pela “alternativa que representam junto das famílias, para a ocupação dos tempos livres numa época, em que em merecidas férias, os jovens podem aproveitar para, de uma forma lúdica, complementar a sua formação numa lógica informal”.
O membro do executivo açoriano sublinhou o “empenho do Governo em proporcionar às famílias e aos jovens um leque variado de opções na ocupação dos tempos livres no Verão, com acompanhamento, segurança, qualificação de serviço e uma dimensão pedagógica e formativa”.
A Direcção Regional da Juventude desenvolve um programa próprio denominado “Férias Jovens”, que abrange 35 campos de férias, residenciais e não residenciais, envolvendo mais de 600 jovens e que tem o apoio de 150.000 Euros por ano.
A carregar comentários...