Aumenta de 9 para 12,5 milhões...
O líder dos social-democratas açorianos salientou que, de acordo com as estatísticas mais recentes, o preço médio do leite pago ao produtor na União Europeia é de 37 cêntimos por litro e a nível nacional é de 31 cêntimos.
O preço médio mais baixo na União Europeia é praticado na Roménia, com 30 cêntimos por litro de leite, encontrando-se os Açores ainda abaixo desse valor, com os produtores a ganharem, em média, apenas 28 cêntimos.
Duarte Freitas sublinhou que uma das formas de inverter esta situação, melhorando os rendimentos dos lavradores, é o governo regional promover um programa de investigação e desenvolvimento de novos produtos lácteos, de forma a “valorizar o leite” produzido nos Açores.
O presidente do PSD/Açores acrescentou que não faz sentido que “um dos melhores leites do mundo seja, simultaneamente, o pior pago da União Europeia”.
A proposta de criação do programa de investigação e desenvolvimento de novos produtos lácteos vai ser apresentada pelo grupo parlamentar social-democrata durante o debate do Plano e Orçamento para 2018.
A carregar comentários...