Confraria dos Gordos celebrou ...
“Vamos contratar mais quatro enfermeiros, o que significa um reforço de quase 50%, e vamos instituir o 'follow-up', ou seja, num limite de quatro horas depois das pessoas telefonarem, haverá uma chamada de retorno para perceber se a pessoa melhorou ou se tomou a medicação aconselhada”, frisou Rui Luís, que falava durante uma visita à Sala de Atendimento e Gestão de Emergência do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
A Linha de Saúde Açores, com o número 808 24 60 24, registou no ano passado um aumento de 30% no número de chamadas, em relação a 2016, tendo-se verificado um prolongamento da duração das chamadas.
“Estes dados justificam um reforço dos postos de enfermagem, que irá permitir melhoras no atendimento primário, no seguimento de ocorrências e no atendimento de solicitações de encaminhamentos secundários”, afirmou o titular da pasta da Saúde, acrescentando que as “alterações são para manter após o pico da gripe”.
Este serviço, disponível 24 horas por dia, disponibiliza triagem e encaminhamento, assistência em saúde pública e aconselhamento terapêutico, prestado por profissionais de saúde.
O pico da gripe nos Açores poderá surgir em fevereiro, mais tarde do que no território continental, onde a atividade gripal é, atualmente, de baixa intensidade, segundo o Instituto Nacional Ricardo Jorge.
“Com estas medidas estamos a apostar na prevenção para garantirmos respostas adequadas, numa época em que habitualmente se recorre mais às urgências. A casuística diz-nos que é depois dos festejos de Carnaval que os casos de gripe aumentam”, afirmou Rui Luís.
A Secretaria Regional da Saúde lançou hoje uma campanha de sensibilização e divulgação da Linha de Saúde Açores através dos órgãos de comunicação social, fazendo referência às vantagens da utilização desta linha telefónica.
A carregar comentários...