A Secção dos Açores do Tribunal de Contas deu visto prévio à segunda fase da obra de beneficiação do Caminho Rural Longitudinal Norte, na ilha de São Jorge.
Esta obra, que envolve um investimento do Governo Regional de 460 mil euros, contempla a intervenção numa extensão de 3.300 metros.
Para o Governo dos Açores, esta é mais uma obra importante na estratégia de requalificação das infraestruturas agrícolas públicas, pois permite melhorar e modernizar a acessibilidade dos agricultores, contribuindo de forma direta para o aumento da competitividade das suas explorações e para a melhoria das condições de trabalho no setor agrícola.
A empreitada referente à primeira fase, num investimento de 411 mil euros, decorreu no final de 2015, tendo-se realizado trabalhos de pavimentação e melhorias na rede de drenagem numa extensão de 3.300 metros, o que corresponde a metade do caminho, beneficiando as acessibilidades a mais de duas dezenas de explorações agrícolas, numa área de 195 hectares de pastagem.
Para 2019 está previsto o início da obra de remodelação do Caminho Ponte/Sete Fontes, que vai abranger 40 explorações e 120 hectares, ficando para 2020 a intervenção no Caminho Cancelas/Farol, indo, deste modo, ao encontro das expetativas dos agricultores e das prioridades manifestadas pela Associação Agrícola de São Jorge.
Gacs/RP