Decorreu ontem na igreja Matriz das Lajes do Pico a sessão solene de abertura da Semana dos Baleeiros.
João das Neves, pároco das Lajes, recordou a aparição da Sra. de Lurdes em França e a celebração festiva onde baleeiros e suas famílias recorriam à Sra. de Lurdes para chegarem ao porto sãos e salvos.
O padre recordou também que no ano passado a igreja teve obras de beneficiação, obras que custaram 151 mil euros e que atualmente a divida é de 100 mil euros pedindo ajuda
O padre vai mais longe e garante que a igreja não deve nada ao estado mas sim o estado é que deve á igreja, uma vez que muitos dos edifícios foram retirados à igreja para serem instalados serviços públicos.
Roberto Silva, presidente da Câmara Municipal das Lajes, afirmou que a semana dos baleeiros 2018 celebra a mesa da cultura da baleia, uma vez que está na final das sete maravilhas, com a melhor gastronomia, vinhos e sabores da terra e agradeceu à Sra. de Lurdes todas as mesas e graças que tem concebido desde 1883 convidando todos a visitar aquele concelho.
Gui Menezes, secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, em representação do presidente do Governo Regional, admitiu que a baleação representa um grande pedaço da cultura e da memória das nossas gentes, mas é nas Lajes do Pico que tem maior expressão, daí fazer todo o sentido que o governo apoie a candidatura da cultura da baleia a património da unesco, pelos vestígios materiais e imateriais e acredita que há potencial para se criar novas dinâmicas associadas à cultura da baleia.
O secretário informou também que todos souberam transformar a indústria baleeira numa rentável indústria de observação de cetáceos, o que representa mais de 50 milhões de euros de negócio por ano, nos Açores, acrescentando que hoje uma baleia viva vale mais do que uma baleia morta.
Na sessão de abertura foi também entregue o prémio literário Dias de Melo a Maria Emília Ferreira, com a obra "A Arte da Guerra". A autora agradeceu este prémio e informou que o livro fala sobre a escassez de água e a sensibilização para o ambiente, o maior problema do seculo XXI.
Para esta terça-feira o programa da Semana dos Baleeiros conta com jogos tradicionais, provas de natação, torneio de voleibol de praia, percurso do trilho dos baleeiros entre a Lagoa do Paul e as Lajes e uma palestra intitulada “A Espiritualidade no Quotidiano” com o Dr. Simas Santos.
Ao final da tarde está agendado a abertura das feiras de artesanato e do livro, da exposição “Lajes do Pico, Capital da Cultura da Baleia”, o lançamento do livro "A Tartaruga Alfazema”, de Paula Marques e a exibição da Curta-metragem “Procura Quem Bem Te Quer”
A noite é dedicada ao fado com a artista Ana Laíns e às Chamarritas com vários grupos do concelho.