Depois do PAN, PS e Bloco de Esquerda se manifestarem ao email enviado pelo presidente da autarquia Lajense à MiratecArts, a Comissão Política Concelhia do PSD das Lajes do Pico mostra profunda repugnância pelos termos usados pelo Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico em relação ao presidente da MiratecArts e está solidária com as palavras e sentimentos tornados públicos por Terry Costa.
A resposta homofóbica e vingativa do Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico à solicitação feita por Terry Costa para inclusão de atividades promovidas pela MiratecArts no programa das festas da Semana dos Baleeiros, é demonstrativa de uma forma de fazer política e exercer os cargos de poder que só é perpetrada por quem se julga “o dono da quinta”.
A Comissão Política Concelhia do PSD das Lajes do Pico questiona qual a posição do Presidente da Assembleia Municipal e dos dirigentes da ilha do Pico do Partido Socialista, perante tamanho atentado à liberdade de orientação sexual e perante uma forma de governança típica das ditaduras ou de regimes feudais e questionam se mantêm a confiança política no executivo da Câmara Municipal das Lajes do Pico liderado por Roberto Silva.
Também o CDS Açores repudia as afirmações produzidas e considera que os factos relatados são antidemocráticos e evidenciam uma atitude de desrespeito pelos munícipes das Lajes do Pico.
O CDS apelando aos competentes órgãos jurisdicionais e de tutela administrativa, espera que seja iniciado o devido procedimento de inquérito de forma a apurar a responsabilidade inerente ao inadmissível ato praticado pelo Presidente da Câmara da Lajes do Pico no exercício das suas funções.
Também a representação parlamentar do PPM anunciou que vai apresentar um Voto de Protesto no Parlamento dos Açores a propósito do comportamento homofóbico protagonizado pelo Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico.