O deputado do PSD/Açores António Pedroso afirmou que a ilha de São Jorge foi prejudicada com a suspensão da chamada “Linha Lilás”, operada pela empresa pública Atlanticoline, alegando que tal resultou numa acentuada quebra no número de dormidas.
O parlamentar do PSD/Açores salientou que, segundo os números do Instituto Nacional de Estatística, “só no mês de julho as dormidas na ilha de São Jorge baixaram 16,6 por cento, num resultado claro da ineficiente política de transportes deste governo socialista para esta ilha”.
Outro dado que resulta também do cancelamento da ‘Linha Lilás’ é a substancial diminuição da taxa de ocupação da Pousada da Juventude da Calheta que baixou na ordem dos 30 por cento.
António Pedroso denunciou também os “atrasos continuados com que se têm publicado os horários e as imensas alterações feitas” pela Atlanticoline, pondo em causa a credibilidade da operação.
O deputado social-democrata acrescentou que os habitantes da Calheta se sentem “injustiçados” com o atual serviço de transporte marítimo de passageiros, dado que perderam a “ligação histórica” que o concelho tinha com Angra do Heroísmo, na Terceira.