A proposta do PSD sobre o abastecimento de água à lavoura na ilha do Pico foi ontem à Comissão de Economia.
Marco Costa, deputado do PSD Pico, recordou que a proposta tem como objetivo recomendar ao governo a construção ou instalação de equipamentos para armazenamento de água na Serra das Velhas sob gestão do domínio público florestal e a execução de condutas para transporte de água desde a Serra das Velhas até à Estrada Longitudinal e Estrada dos Matos da Candelária por forma a servir todo o concelho da Madalena.
Marco Costa garante que existe dois pesos e duas medidas no tratamento dos agricultores. Enquanto em algumas ilhas se discute a água na entrada das explorações, no Pico os agricultores não sabem onde podem ir buscar este bem essencial para os seus animais.
Renato Vieira, presidente da Associação de Agricultores da ilha do Pico, é de opinião que deve existir um ponto de abastecimento de água na Serra das Velhas melhorando a distribuição aos agricultores do concelho da Madalena e deve ser reforçada também a capacidade de armazenamento no concelho de São Roque.
Ideia diferente tem o secretário regional da Agricultura que admite que a instalação de um ponto de abastecimento na Serra das Velhas não é necessário uma vez que em 2019 entra em funcionamento o Furo do Cabeço Pequeno, permitindo disponibilizar diariamente 840 mil litros de água, um valor que supera as necessidades diárias de consumo de água pela pecuária no Pico.
O governante salientou ainda a obra de impermeabilização da Lagoa do Paúl, que vai beneficiar 40 explorações agrícolas do concelho das Lajes e permitir armazenar seis milhões de litros de água.