Fomentar a participação cívica dos jovens através da criatividade
O Diretor Regional da Juventude realçou, na Horta, que a criatividade é uma "excelente forma" de participação cívica, constituindo-se como "mais uma via através da qual os jovens podem e devem participar ativamente na sociedade”.
Lúcio Rodrigues falava na conferência de imprensa de apresentação do 3.º C(H)orta - Festival de Curtas do Faial, iniciativa promovida pela AJIFA - Associação de Jovens da Ilha do Faial e que conta com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude.
Para o Diretor Regional, os jovens Açorianos “querem participar ativamente nos meios em que se inserem, mas também é preciso que lhes deem uma oportunidade para que possam demonstrar os seus contributos em pleno e o seu valor”.
“Nesse sentido, considero que a criatividade desempenha uma função fundamental, mas carece, por vezes, de estímulo e é justamente isto que achamos que deve ser proporcionado aos nossos jovens”, sublinhou.
Lúcio Rodrigues valorizou o “papel dos jovens criadores”, realçando que o Festival C(H)orta vai “muito além de um simples concurso de talentos”, afirmando-se como “mais uma ferramenta, mais um desafio para chamar os jovens Açorianos à ação e ao envolvimento cívico”.
O C(H)orta é um festival de curtas-metragens que tem por objetivos estimular a criatividade e a proatividade dos jovens.
A edição deste ano decorre entre 24 e 27 de outubro, na Escola Secundária Manuel de Arriaga e no Teatro Faialense.