A convite dos deputados europeus do PCP, Miguel Viegas, João Pimenta Lopes e João Ferreira, um grupo de 52 elementos, das várias ilhas dos Açores foram a Bruxelas, sendo a maioria ex-trabalhadores da conserveira Cofaco do Pico.
A Rádio Pico acompanhou a deslocação deste grupo que teve oportunidade de visitar o parlamento europeu, conhecer o funcionamento daquele órgão deliberativo, e visitar ainda os principais pontos turísticos da capital belga e de Lisboa.
Miguel Viegas garantiu que o problema da Cofaco “é difícil e causa angustia” tendo o motivado a procura de soluções e decisões firmes para defender os postos de trabalho e o rendimento dos trabalhadores nomeadamente na pesca e na indústria conserveira.
Som Miguel Viegas defesa cofaco
O eurodeputado vai mais longe e afirma que “um país que nada produz, e que não tem um aparelho reprodutivo forte, está de joelhos perante a indústria verde” e deu como exemplo Portugal que tem a maior área exclusiva e importa cerca de 80 % do pescado, defendendo que “a união europeia tem que ser questionada sobre esta política europeia de pescas”.
Som Miguel Viegas produção
Vitor Silva, coordenador regional do PCP, falou sobre a diferença do seu partido em relação aos outros, onde informou que “enquanto muitos eurodeputados açorianos trazem empresários e pessoas de dinheiro ao parlamento, o PCP trouxe ex-trabalhadores e pessoas que nunca teriam essa oportunidade, uma vez que perderam os seus postos de trabalho e têm baixos rendimentos”.
Som Vitor Silva